#
Devolução de compra de mercadorias
A devolução de mercadorias para um fornecedor deverá ser feita diretamente no faturamento na nota fiscal de saída. Insira o CFOP recomendado pela contabilidade e os dados completos do fornecedor. Passe em branco no campo “origem”, pois os itens deverão ser lançados individualmente e diretamente na nota fiscal. Deixe vazios todos os campos de valores, eles serão preenchidos pelo próprio sistema depois de lançados todos os produtos.
Ao incluir um produto na nota fiscal, os valores do IPI, PIS, COFINS e ICMS serão lançados de acordo com as configurações informadas no NCM/SH para venda.
Portanto, para aplicar, aos produtos, as tributações desejadas na nota fiscal de devolução como IPI, ICMS, ICMS-ST, PIS e COFINS, pressione A de alterar sobre o produto já incluído. Entre com ENTER em cada uma dessas tributações e aplique os percentuais corretos para gerar os valores necessários para a impressão correta da nota fiscal. Caso precise de ajuda, ou não chegue aos valores esperados, vá até a tela inicial da nota fiscal e pressione L de lançamento, imprima os tributos lançados e envie ao seu contador ou ao seu fornecedor para que informem corretamente o preenchimento de cada campo. De posse dessa informação, vá novamente aos produtos e faça as correções necessárias.
Volte à tela principal e pressione N para imprimir.