# Como importar uma NF-e

# Conhecimentos mínimos:

# Escopo do treinamento:

  • Salvar o arquivo na pasta de importação informada no ato da inclusão.
  • Entrada do arquivo no Bravo Gestor.
  • Onde lançar os tributos de saída do seu fornecedor convertidos para entrada em seu estabelecimento. Este tópico não cobre qual informação deve ser lançada.
  • Vincular produtos da NF aos produtos cadastrados. Operação feita, automaticamente, pelo código de barras original cadastrado na ficha do produto.
  • Cadastrar novos produtos.
  • Acessar os campos de tributação.
  • Emitir relatório de conferência de entrada de mercadorias.
  • Emitir relatório de margem de lucro e sugestão de preço de venda.
  • Formação de preços.
  • Lançamento de duplicatas a pagar.
  • Como o CFOP influencia a movimentação de estoque.
  • Processamento da NF.

Com a importação do XML, não é necessário informar as tributações item a item. A vinculação de produtos também é automática pelo código de barras.

Na nota fiscal de entrada, ao pressionar I de Incluir, será feita a pergunta "Você recebeu o XML dessa nota fiscal?" Ao responder SIM, será informado o caminho da pasta para onde deve ser copiado o XML. Abra o email do XML e sobre DOWNLOAD, clique com botão direito do mouse e mande "salvar o link como" seguindo, rigorosamente todos os passos da mensagem. Ex. Computador, g:\audisoft\Bravo Gestor\dados\nfe\ano\mês\entrada e mande salvar.

Se tiver dificuldade em identificar o caminho indicado, escolha a opção "Abrir" e será aberta uma pasta. Depois de ter baixado o XML no local de sua preferência como em Downloads, Documentos, ou mesmo na área de trabalho, copie esse XML e cole dentro dessa pasta aberta pelo Bravo Gestor.

Se seu fornecedor não lhe enviou o XML, ou o enviou com defeito, acesse esse o Portal da Nota fiscal eletrônica e, depois de informados os dados do XML e no final da página seguinte, faça o ''Download do documento''.

Volte à nota fiscal e confirme a mensagem com ENTER. Responda SIM à pergunta seguinte e ao confirmar o número da fatura será aberta uma lista com o XML baixado. O passo seguinte permitirá consultar junto à SEFAZ a legitimidade do XML, caso queira. Informe, então o CFOP de entrada e o ST do frete, caso haja e seja incluído na nota fiscal.

As telas seguintes, permitem que você faça a conversão de forma fácil e rápida das informações tributárias de saída do seu fornecedor para os seus valores de entrada.

Serão apresentadas telas para alteração dos tributos em grupo (CFOP, IPI, PIS, COFINS e ICMS).

Caso haja alguma dúvida, entre em contato com o responsável pela contabilidade da sua empresa. Exemplos do quê perguntar a ele:

Meu fornecedor enviou a Nota Fiscal com:

  • O CFOP 6403. Qual CFOP devo utilizar na entrada?
  • O CST 010. Qual CST devo utilizar na entrada?
  • O IPI 51. Qual CST devo utilizar na entrada?
  • O PIS e COFINS 01. Qual CST devo utilizar na entrada?

Para alterar os valores, pressione A para alterar e informe o valor de entrada a ser aplicado em todos os produtos configurados com o valor da coluna à esquerda. Para encerrar as alterações, pressione ESC e escolha SIM para confirmar a alteração.

Quando terminar a configuração dos tributos, será apresentada a lista de produtos. Se precisar executar as telas para alteração dos tributos em grupo novamente, pressione G.

Pressione ENTER para acessar a ficha do produto e efetue as alterações necessárias. Para vincular o item baixado com o mesmo da sua lista de produtos, pressione A de alterar, pressione enter para abrir a lista de produtos, busque o produto correspondente na lista e confirme. Faça isso em todos os produtos e, caso algum ainda não conste da sua lista, faça o cadastro obedecendo às instruções do cadastramento, em Cadastro de produtos.

Nota: Caso o seu fornecedor informe o código de barras de cada produto e que seja o mesmo constante do seu cadastro, o Bravo Gestor fará o vínculo, automaticamente. O fator de conversão (Embala e Desembala), que significa o múltiplo ou a fração da embalagem do fornecedor em relação à embalagem de venda, deve ser informado, individualmente, em cada produto, quando houver.

Para as notas fiscais a prazo, pressione D na tela de entrada, e na lista dos documentos de crédito, pressione A para alterar e completar os dados de cada documento. Ao sair com ESC, responda SIM para o lançamento dos documentos no contas a pagar.

Muita atenção para as mensagens de alerta sobre a consistência dos valores e tributos lançados nos itens e os totais informados nos valores da nota fiscal. Faça as alterações e ajustes necessários, até que essas mensagens desapareçam. Toda nota fiscal com inconsistência de valores não passa na validação do SPED fiscal.

Finalmente, pressione P para processar a nota fiscal e concluir a entrada dos produtos no estoque.

# Erros durante a importação de uma NF-e:

Mensagem: "Este XML não possui o protocolo de autorização." Motivo: O arquivo XML não é válido por não ter o protocolo gerado pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ) nele. O protocolo é o "Carimbo" da SEFAZ na nota fiscal eletrônica. Sem ele, o arquivo XML é inválido.

Solução 1: Informe o ocorrido ao seu fornecedor e peça que lhe envie o arquivo validado e assinado pela SEFAZ.

Solução 2: Você pode fazer uma consulta através do link: Consultar NF-e Completa - Portal da Nota Fiscal Eletrônica e verificar manualmente a validade da NF-e. Caso ela seja realmente válida, você pode ignorar o alerta do Bravo Gestor e importar o XML normalmente.

Caso haja alguma dúvida sobre o protocolo existir ou não, identifique manualmente da seguinte forma: Abra-o utilizando o internet explorer e procure, no final do arquivo, por um trecho parecido com o seguinte:

<protNFe xmlns="http//www.portalfiscal.inf.br/nfe" versao="2.00">